CAMPANHA 2016: Bancários do BRB aprovam pauta específica de reivindicações

Categoria: Uncategorised
Publicado em Quinta, 18 Agosto 2016 16:57
Acessos: 3823


Após o seminário promovido pelo Sindicato na sexta-feira (12) com os delegados sindicais e bancários do BRB, foi realizada assembleia que deliberou pela aprovação, unânime, da pauta de reivindicações específica para a Campanha Nacional 2016.

O secretário-geral do Sindicato, Cristiano Severo, que também é funcionário do BRB, esclareceu que, após a formulação da redação final da minuta, as demandas serão entregues ao BRB ainda esta semana.

No encontro, o secretário de Bancos Públicos da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), André Nepomuceno,  também bancário do BRB, convocou os trabalhadores para uma forte mobilização neste momento delicado vivido pelo país, com o governo golpista de Michel Temer.

Reivindicações

O índice de reajuste para os funcionários do BRB será o mesmo reivindicado na Campanha Nacional, 14,78%, com aumento real de 5%, mantendo-se a estratégia de mesa geral com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e mesas específicas com as demais instituições financeiras para a renovação dos aditivos.

Além disso, os bancários do BRB vão lutar por:

Seminário

O seminário debateu também o programa de PLR do BRB, com a presença do diretor de Crédito e Clientes do BRB, Dário Oswaldo Garcia Júnior, que respondeu a perguntas dos delegados sindicais e bancários.

Também houve debates sobre saúde do trabalhador. Ana Magnólia Bezerra Mendes, professora do Departamento de Psicologia Social e do Trabalho e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e do Trabalho e das Organizações (PSTO) do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), comentou sobre o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Sindicato de combate ao assédio moral e saúde mental do trabalhador.

A professora recomendou a leitura da cartilha “Você não está sozinho! Cuidando da saúde mental do bancário”, lançada pelo Sindicato e que traz resultados da Clínica do Trabalho, atividade desenvolvida pela entidade junto aos bancários do Distrito Federal desde 2013, em parceria com pesquisadores do Laboratório de Psicodinâmica da UnB.

O secretário de Imprensa do Sindicato, Rafael Zanon, falou sobre a PLR na visão do movimento sindical. Ele fez uma retrospectiva das conquistas da categoria bancária, lembrando que a PLR só foi regulamentada na década de 90 e a mudança mais recente foi em 2013, com a isenção do imposto de renda na participação no lucro, uma conquista da classe trabalhadora após muita luta.

Zanon assinalou que a regra básica atual da PLR da categoria bancária é PLR Fenaban (regra básica, que pode ou não ser majorada) mais parcela adicional. Citou alguns problemas enfrentados com a atual regra, como falta de transparência nas informações (média salarial, número de bancários, montante gasto etc), e informou que na 18ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorreu no final de julho, foram discutidas possibilidades de ajustes do benefício. 

Leia mais: Delegados sindicais do BRB se organizam para a Campanha 2016

Mariluce Fernandes
Do Seeb Brasília