Em assembleia, trabalhadores lotéricos do DF aprovam proposta de acordo
Os trabalhadores lotéricos do Distrito Federal, que exercem na prática funções de intermediação financeira e bancária, aprovaram por unanimidade, em assembleia realizada neste domingo, 30 de setembro, na sede do Sindicato dos Bancários de Brasília, a proposta negociada pelo Sindicato e pela Federação dos Trabalhadores no Comércio e Setor de Serviços do DF (Fetracom-DF) com o Sindiloterias (sindicato patronal).
A proposta prevê reajuste de 10% (4,6% de aumento real) sobre o piso, incidindo sobre demais comissões, como a quebra de caixa; 5,5% sobre o tíquete refeição, cobrindo assim a inflação acumulada do período; e criação de Grupos de Trabalho (GT), que serão constituídos pelo Sindicato dos Bancários de Brasília, Fetracom-DF e Sindi Loterias, para discutir saúde, logística, condições de trabalho, segurança e emprego.
A secretária de Formação do Sindicato e coordenadora da Juventude da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), Talita Régia, afirma que é preciso fortalecer a unidade dos trabalhadores lotéricos, que vêm sendo tratados desfavoravelmente como comerciários, para que, no próximo ano, o acordo seja ainda melhor em busca dos mesmos direitos dos trabalhadores do ramo financeiro. “Avaliamos que o acordo conquistado esse ano foi bom. Para avançarmos ainda mais é fundamental que a categoria esteja mobilizada, e se mantendo sempre informada, participando das atividades do Sindicato dos Bancários. Quem organiza os trabalhadores são os próprios trabalhadores”, afirma.
Fonte: Seeb Brasília