Jacy Afonso debate em Moscou propostas da sociedade civil contra efeitos da crise global

 

O secretário nacional de Organização da CUT, Jacy Afonso de Melo, participou nesta quarta e quinta-feira (24 e 25) da segunda reunião do Grupo de Trabalho da Associação Internacional de Conselhos Econômicos e Sociais e Instituições Similares (AICESIS), em Moscou, Rússia. O encontro tem como tema “O impacto da Crise Global: vista da sociedade civil”, e conta com participação do primeiro vice-presidente da Câmara Cívica, Mikhail Ostrovski, e do secretário Geral da AICESIS, Patrick Venturini.

Jacy Afonso (ex-presidente do Sindicato dos Bancários e da CUT Brasília)  está acompanhado pelo conselheiro do CDES, Nelson Côrtes, com assessoria de Maria Luiza Falcão Silva, diretora da Secretaria de Relações Internacionais da Presidência da República.

O dirigente da CUT representou o CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - Brasil) também na primeira reunião do GT, em fevereiro, em Moscou, que reuniu representantes de conselhos de desenvolvimento social da China, Grécia e União Europeia, além do Brasil, para debater a crise econômico-financeira internacional e seus efeitos e propor alternativas de saídas para evitar maiores sofrimentos aos diferentes povos em consequência da turbulência da economia mundial.

O documento resultante deste encontro foi aprovado em junho pela assembleia geral da AICESIS, no Rio de Janeiro. Ao texto agora estão sendo acrescentadas novas contribuições da sociedade civil dos 70 países membros da Associação. O documento final será apresentado na reunião de Cúpula do G-20, na Rússia em 2013.

Rede latino-americana e caribenha

Em seguida, Jacy Afonso participará do 2º Encontro Ibero-americano de Conselhos Econômicos e Sociais, em Madri, Espanha, de 29 a 31 de outubro. Com tema “Globalização e crescimento inclusivo: o papel dos conselhos econômicos e sociais”, o evento proporcionará o debate sobre a criação de uma rede latino-americana e caribenha de Conselhos Econômicos e Sociais. Além da representação do CDES, a rede contaria com representantes de conselhos nacionais e locais de países da região que estarão presentes no 2º Encontro.  O objetivo é avançar no debate e aperfeiçoamento de instrumentos democráticos e aumentar a participação da sociedade civil no diálogo global.

Ao final, espera-se a aprovação de declaração comum a ser encaminhada aos participantes da XXII Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo.

Powered by the best online poker sites
Wednesday the 10th.