Sindicato move ação cautelar contra o Banco do Brasil

O Sindicato dos Bancários de Brasília vai ingressar com ação cautelar na Justiça contra o Banco do Brasil com o objetivo de garantir férias, licença-prêmio, abonos e cursos de bancários que participaram da greve nacional da categoria e que, apesar de já estarem previamente autorizados, foram sumariamente cancelados por gestores do banco para fins de compensação dos dias parados.

Na Instrução Normativa 361, que trata do assunto, o BB vai além e chega a ameaçar com ‘análise disciplinar’ os trabalhadores que não compensarem as horas de greve nos moldes estabelecidos pelos gestores, num flagrante de afronta ao que está previsto na cláusula 56ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2012/2013, assinada pelo próprio banco.

Não resta dúvida ao Sindicato de que essa postura ao mesmo tempo antissindical e assediadora tem caráter punitivo e de retaliação contra quem aderiu à paralisação e visa unicamente instaurar um clima de terror generalizado nas dependências do BB. “Já estamos trabalhando para garantir, inclusive na Justiça, o que foi objeto de acordo entre o movimento sindical e o banco e está devidamente clausulado. Os bancários não têm que se intimidar com qualquer tipo de pressão e devem procurar imediatamente o Sindicato e fazer a denúncia”, orienta Rafael Zanon, representante do Centro-Oeste na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.


Fonte: Seeb Brasília

Powered by the best online poker sites
Wednesday the 10th.