Sintraf-Ride completa dois anos consolidado como entidade combativa
O Sintraf-Ride completa dois anos de fundação no dia 7 de abril fortalecido por duas campanhas salariais que conquistaram vários avanços econômicos e sociais para a categoria e consolidado como a entidade representativa dos trabalhadores do ramo financeiro da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal e Entorno. O aniversário será comemorado com uma atividade no próximo dia 11 de maio na sede da AABB de Formosa.
“Todos os bancários das 17 localidades do Entorno estão de parabéns. Decidiram há dois anos fundar e construir uma entidade sindical que realmente representasse a categoria e, em curto espaço de tempo, fortaleceram o seu sindicato, com participação em todos os principais movimentos e campanhas”, festeja Clever Bomfim, presidente do Sintraf-Ride desde a fundação.
“Com o Sintraf-Ride, os colegas do Entorno se desligaram do outro sindicato com sede em Goiânia, que deveria oficialmente representá-los na época, mas os deixava abandonados. Decidiram criar um entidade nos moldes do combativo Sindicato dos Bancários de Brasília, uma entidade de ponta no movimento e que já vinha há anos dando assistência aos bancários do Entorno. Com essa corajosa iniciativa, seguida de mobilização, organização e luta constantes, consolidaram em dois anos um novo sindicato forte na região. Isso é motivo de muita alegria para os trabalhadores”, elogia José Avelino, presidente da Fetec Centro-Norte, a federação cutista à qual o Sintraf-Ride se filiou.
“Com o Sintraf-Ride, aumentou nossa força e capacidade de pressão aos banqueiros em toda à região do Distrito Federal e no Entorno. Com ações conjuntas, unificadas, a categoria ganha mais na luta por melhores condições de trabalho”, lembra Eduardo Araújo, presidente eleito do Sindicato dos Bancários de Brasília e representante do DF no Comando Nacional dos Bancários, que coordena a campanha unificada de mais de 100 sindicatos do país. Um exemplo de atividades conjuntas é a realização de congressos únicos. Isso se repetirá nos próximos congressos distritais dos funcionários do Banco do Brasil e dos empregados da Caixa que estão marcados para o final de abril e início de maio, informa Clever Bomfim.
“O Sintraf-Ride é uma entidade forte não só pela sua capacidade de organização dos trabalhadores do ramo financeiro. Em pouco tempo, tem ampliado sua representatividade e credibilidade, apoiando o movimento de trabalhadores de outras categorias no Entorno, como dos servidores municipais e rurais. Assim, seguindo os princípios de solidariedade de classe da CUT, tem contribuído para fortalecer a luta dos trabalhadores em geral por melhores condições de vida e justiça social”, elogia o bancário Rodrigo Britto, presidente da CUT Brasília.
Fundação e registro sindical
A fundação do Sintraf-Ride se deu por meio de quatro assembleias realizadas no dia 7 de abril de 2011, nas cidades de Santo Antônio do Descoberto, Águas Lindas, Luziânia e Formosa. Além de aprovarem o estatuto do Sindicato e elegerem a diretoria provisória, os bancários também acalmaram a filiação da entidade à Central Única dos Trabalhadores e à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).
O Sintraf-Ride representa os trabalhadores do ramo financeiro das cidades de Águas Lindas, Cidade Ocidental, Novo Gama, Valparaíso, Alexânia, Cocalzinho, Corumbá, Cristalina, Formosa, Luziânia, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Água Fria, Mimoso, Pirenópolis e Vila Boa.
O mandato inicial de dois anos da diretoria foi prorrogado por mais um ano (até 6 de abril de 2014). A decisão foi tomada em assembleia no dia 21 de dezembro do ano passado. A medida foi tomada em função do atraso da liberação da carta sindical e registro legal da entidade pelo Ministério do Trabalho. A decisão implicou mudança da cláusula 104 do Estatuto do Sindicato, estendendo o tempo de mandato da diretoria provisória de dois para três anos.
O ministério está demorando a liberar cartas sindicais porque tem uma volumosa lista de requerimentos de criação e de alteração estatutária de sindicatos. O presidente da Fetec, José Avelino, explica que “a renovação de mandato foi necessária para que o Sintraf-Ride continue defendendo e lutando pelos trabalhadores do Ramo Financeiro, enquanto lutamos paralelamente para que o Ministério legalize o Sintraf-Ride o mais rápido possível”.