Sai edital para eleição de representante dos bancários em Conselho do BB
Conquista dos trabalhadores e do movimento sindical, a eleição de representante dos bancários no Conselho de Administração do Banco do Brasil está perto de se tornar realidade. Na segunda (22), o banco publicou edital com todas as informações sobre o pleito. Pelas regras, o representante será escolhido entre os funcionários e terá mandato de dois anos. Qualquer funcionário da ativa pode se candidatar, com exceção dos que estão em licença interesse. O processo de inscrição dos candidatos começa no próximo dia 2 de maio.
Os trabalhadores do BB já tiveram um representante no Conselho de Administração no período entre 1993 e 2001, conhecido como Garef (Gabinete do Representante dos Funcionários). A representação foi extinta pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Desde então o funcionalismo vinha reivindicando a retomada do direito de eleger um representante para o Conselho. Em 2010, o ex- -presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou Projeto de Lei, de iniciativa do Poder Executivo, garantindo a participação dos trabalhadores junto aos conselhos de administração das empresas públicas e sociedades de economia mista.
Em 19 de dezembro de 2012, a presidenta Dilma Rousseff assinou decreto que altera a composição do Conselho de Administração do Banco do Brasil de forma a permitir a eleição de um representante do funcionalismo para a mais importante instância decisória da instituição financeira federal.
Apesar da reivindicação das entidades do funcionalismo para a criação de uma assessoria, nos moldes do Garef, a atual direção do BB vetou estrutura auxiliar para o novo conselheiro. O Conselho de Administração do BB, além do futuro representante do funcionalismo, será composto ainda por dois representantes eleitos pelos acionistas minoritários, por quatro representantes da União (sendo um indicado pelo ministro do Planejamento e três pelo ministro da Fazenda) e pelo presidente do Banco do Brasil.
Fonte: Seeb Brasília