Votação do segundo turno para o Caref do BB começará no dia 24
Com 5.678 votos, o candidato apoiado pela maioria dos sindicatos cutistas, Rafael Matos, foi o mais votado na eleição para a escolha do representante dos funcionários no Conselho de Administração do Banco do Brasil (Caref), realizada entre 3 e 7 de junho. Em segundo lugar ficou Ronaldo Zeni, com 2.776 votos.
Como ninguém obteve a maioria dos votos válidos, ambos disputarão o segundo turno, que ocorre de 24 a 28 de junho. Têm direito a voto todos os 120 mil funcionários em atividade no BB. Deste total, 77 mil votaram. Os votos válidos foram pouco mais de 38 mil.
O Conselho de Administração do BB é composto de sete membros: três indicados pelo governo federal, o presidente do banco, dois indicados pelos acionistas minoritários (que hoje são indicados pela Previ) e um eleito pelos funcionários.
"A eleição é uma conquista das centrais sindicais, capitaneada pela CUT. É um avanço importante porque dará à representação dos trabalhadores o direito de participar da instância máxima do Banco do Brasil, onde são tomadas as decisões estratégicas, desde negócios, crédito, orçamento, investimentos e remuneração dos dirigentes, dentre outras questões", afirma William Mendes, secretário de Formação da Contraf-CUT e coordenador da Comissão de Empresa do Funcionalismo do BB.
Fonte: Contraf-CUT