Engajados na campanha nacional, bancários comemoram seu dia nesta quarta (28)

 

O Sintraf-Ride parabeniza os bancários e as bancárias, que formam uma das categorias mais aguerridas e vitoriosas do país, pelo seu dia, celebrado nesta quarta-feira, 28 de agosto. A data, definida há 61 anos para recordar uma das mais importantes greves da categoria, é uma referência histórica dos bancários e serve de exemplo para a mobilização da Campanha Nacional 2013, que já está nas ruas de todo o país e cujo slogan é ‘Vem pra luta’.

Em 28 de agosto de 1951, começou uma das mais longas e vitoriosas campanhas salariais dos bancários. A categoria reivindicava um reajuste de 40%, salário mínimo profissional e adicional por tempo de serviço. A contraproposta dos patrões, de 20% de aumento, foi considerada insuficiente e os bancários decidiram entrar em greve. Foram 69 dias de paralisação, até que, em 5 de novembro, a Justiça concedesse um reajuste de 31%, pondo fim à paralisação.

Força, mobilização e engajamento

O presidente do Sindicato, Clever Bomfim, parabeniza a categoria pela data e lembra que todas as vitórias dos bancários e bancárias ao longo das últimas décadas foram conquistadas graças à força, à mobilização e ao engajamento da categoria. “Nada foi conseguido sem árdua luta e isso é importante para que os mais jovens entendam a importância de lutar coletivamente para conquistar mais”, explicou.

Na opinião do presidente, a categoria deve intensificar a campanha nas ruas para avançar nas negociações. “Espero que o Dia do Bancário seja um incentivo para todos se inserirem com disposição em mais uma Campanha Nacional, pois banqueiros só atendem nossas reivindicações com pressão”, destacou.

História

A greve de 1951 foi a primeira contra o Decreto 9.070 da ditadura do Estado Novo, que proibia greves e amordaçava o movimento sindical dos trabalhadores. Foi um movimento pela liberdade sindical, em favor da democracia, contra os “atestados de ideologia” exigidos pelo Ministério do Trabalho dos candidatos a cargos sindicais, pela participação dos sindicatos na fiscalização das condições de trabalho e emprego, pela eleição de representantes dos bancários para a direção dos antigos Institutos de Aposentadorias e Pensões (o atual INSS) e pela participação dos sindicatos na fiscalização e elaboração das leis trabalhistas.

A data começou a ser comemorada já no ano seguinte, em 1952, por decisão do IV Congresso Nacional dos Bancários, realizado em Curitiba. Em 1957, a Assembleia Legislativa oficializou a data no Estado de São Paulo e, em 1959, o Congresso Nacional estendeu a data para todo o Brasil ao aprovar projeto do deputado federal bancário Salvador Romano Lossaco.

 

Powered by the best online poker sites
Thursday the 11th.