Sindicato propõe ao GDF participação dos trabalhadores em Conselho do BRB
Em ofício entregue pessoalmente ao coordenador de Assuntos Legislativos do Governo do Distrito do Federal (GDF), José Willemann, na quarta-feira (4), por intermédio do líder do bloco PT/PRB, deputado distrital Chico Vigilante, o Sindicato dos Bancários de Brasília propôs que o governador Agnelo Queiroz apresente projeto de lei que regulamente, discipline e disponha sobre a participação de empregados nos conselhos de administração das empresas públicas e sociedades de economia mista (caso do BRB), suas subsidiárias e demais empresas controladas pelo GDF.
Confira aqui a íntegra do ofício entregue pelo Sindicato.
“Entendemos que essa participação agregará forças para a organização dos trabalhadores, que enquanto representantes eleitos contribuirão ainda mais com a fiscalização e cooperação para a solução de problemas”, diz o ofício, assinado pelo presidente do Sindicato, Eduardo Araújo.
Na reunião com Chico Vigilante, o Sindicato expôs a questão e pediu o apoio do parlamentar na aprovação da proposta que regulamenta a participação dos trabalhadores nos conselhos de administração da empresas públicas e sociedades de economia mista.
Durante a conversa com Chico Vigilante, os dirigentes sindicais explicaram que já solicitaram algumas vezes, via mesa de negociação com os diretores do BRB, a regulamentação do projeto. À época, todos os pedidos foram prontamente negados pela instituição financeira.
Sensibilizado, o deputado disse que não medirá esforços para que o governador e os demais parlamentares aprovem o projeto.
Conquista do movimento sindical
A eleição para representante dos trabalhadores nos conselhos de administração das estatais e sociedades de economia mista federal (caso do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal e demais bancos públicos federais) está regulamentada pela lei nº 12.353, de 28 de dezembro de 2010, sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e posteriormente regulamentada pela presidenta Dilma Rousseff.
A aprovação do projeto de lei nº 12.353 é uma conquista do movimento sindical, que sempre defendeu a eleição para representante dos trabalhadores nos conselhos de administração das estatais e sociedades de economia mista.
No caso do BB, o representante foi eleito recentemente. O representante dos funcionários, que já assumiu o posto, trabalha em defesa dos bancários e bancárias. A comissão eleitoral foi integrada pelo presidente do Sindicato, Eduardo Araújo.
Na Caixa, o processo eleitoral está em andamento e deve ser concluído até o final do ano.
O BRB, que tem a pretensão de ampliar mercado e se consolidar na região como uma instituição financeira forte, atuante e de credibilidade, deve apoiar a eleição para representante dos trabalhadores.
Recentemente, houve alteração do estatuto do BRB que agregou ao Conselho de Administração a figura de conselheiro independente, porém, o banco se negou a incluir o conselheiro eleito. O Sindicato, até mesmo dentro de um princípio amplamente divulgado pelo GDF, o de transparência absoluta, acredita que a representação dos funcionários no mais alto colegiado de gestão do banco contribuirá imensamente para isso, com uma visão estritamente voltada para a defesa do interesse público e da perpetuação de uma empresa tão importante para a sociedade do DF.
Participaram também da reunião na Câmara Legislativa do DF o diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília, Antonio Eustáquio, e o diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), André Nepomuceno.
Fonte: Seeb Brasília