Em negociação com o Sindicato, BRB apresenta proposta insuficiente

Durante rodada de negociação com o Sindicato dos Bancários de Brasília, realizada nesta quarta-feira (11), que contou com a presença do diretor de pessoal do BRB, Jorge Alves, o banco apresentou proposta para a campanha salarial 2013/2014. A proposta, cujo item principal é reajuste de 6,5%, foi de pronto considerada insuficiente pelos dirigentes sindicais, uma vez que representa praticamente a metade da reivindicação dos bancários, que é reajuste de 11,98%.

Embora a proposta apresentada pelo BRB seja ligeiramente superior ao que foi apresentado pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), e traga ganho real de 0,4% (a inflação do período compreendido pela data-base é de 6,1%), ela está longe da reivindicação da categoria, que pede um ganho real é de 5%. Isto sem considerar que o banco ignorou outras reivindicações importantes dos funcionários banco.

Da proposta apresentada, além dos 6,5 %, cabe destacar: 1 – substituição de equipamentos dos caixas (já em curso); 2 – obrigatoriedade por parte do banco de disponibilizar acompanhamento jurídico em processos decorrentes de assaltos; 3 – extensão de cursos de executivos e de idiomas a todos, porém, limitados ao número de vagas disponibilizadas pelo banco, que ainda adotará critérios para o processo de seleção; 4 – adesão do banco ao Programa de Pró-equidade de Gênero e Raça, com o objetivo de ampliar as oportunidades para as mulheres e os negros na ocupação de funções.

Diversas reivindicações importantes foram negadas, tais como: 1 – retorno da licença-prêmio; 2 – retroação dos anuênios para os admitidos a partir de 2000; 3 – elevação do piso; 4 – flexibilização do VR de forma a não limitar aumento salarial decorrente de promoção por mérito e por antiguidade; 5 – extensão da indenização aos ex-auxiliares ainda remanescentes; 6 – adoção de eleição de um funcionário para o Conselho de Administração (Consad) do banco.

O banco disse ainda que esta é a proposta e que não confirma a adoção de índice maior pactuado com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), caso isto ocorra.

Na negociação, o Sindicato reiterou sua reivindicação de supressão total das metas impostas para abertura de contas.

Fonte: Seeb Brasília

Powered by the best online poker sites
Thursday the 11th.