Governo desiste de abrir capital da Caixa, diz Valor Econômico
Notícia veiculada nesta segunda-feira (9), pelo portal Valor Econômico, revela que o Governo Federal desistiu de abrir o capital da Caixa Econômica Federal.
"Vitória dos Trabalhadores. Este é um sentimento que podemos ter, se esta notícia for realmente confirmada", comemorou o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo.
Nas últimas semanas, centenas de bancários protestaram em todo País em defesa da Caixa 100% Pública. Para Araujo, as mobilizações foram muito importantes. "Mostramos para os bancários que a medida seria extremamente prejudicial para a sociedade e para os trabalhadores. A notícia do Valor Econômico mostra que a nossa campanha foi vitoriosa" finaliza o dirigente bancário.
O anúncio sobre a intenção de abrir o capital da Caixa, foi feito pela presidenta Dilma Rousseff em dezembro de 2014. Após as mobilizações da categoria, acredita-se que o governo atendeu ao pedido dos empregados da CEF.
Araújo também reforçou que outras medidas podem ser revistas. "Se o governo recuou na abertura do capital da Caixa, com mais mobilizações poderemos conquistar outras mudanças".
Já o membro da comissão executiva dos empregados da Caixa, Wandeir Severo, diz que é preciso aguardar uma confirmação oficial por parte do governo. "Apesar da notícia, continuaremos com as atividades por uma Caixa 100% Pública".
Quem também corrobora com a opinião de Araujo e Severo, é a diretora executiva da Contraf-CUT, Fabiana Uheara. "O recuo do governo em abrir o capital da Caixa foi um passo extremamente importante para a sociedade. Vencemos uma batalha mas a mobilização continua, firme e forte" defendeu.
Sobre a Caixa - A estatal conta atualmente com mais de 100 mil funcionários lotados em 4 mil agências e postos de atendimento. Apenas em 2014, o lucro da Caixa foi de R$ 7 bilhões.
O banco público cuida de importantes programas sociais, a exemplo do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o Minha Casa, Minha Vida.
Fonte: Sindicato dos Bancários de Brasíia com informações do Valor Econômico