Palco de diversas atividades nesta semana, o foyer e o Teatro do Sindicato dos Bancários de Brasília se transformaram mais uma vez, na sexta-feira (30), num festivo cenário de comemoração dos 25 anos de lutas e conquistas da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN).
O evento contou com o lançamento de um selo comemorativo; homenagem a todos os presidentes da Fetec, desde a sua fundação, em 1990; e a entrega de um relicário às pessoas que participaram da festa. Na cerimônia, além dos painéis com fotografias históricas da Federação, que chamaram a atenção de quem circulava pelo foyer, foi exibido um vídeo com a narrativa em imagens da trajetória da entidade.
A alegria pelas conquistas alcançadas foram o forte da cerimônia, marcada pelo discurso de várias autoridades, entre elas o presidente da Fetec, José Avelino Barreto Neto; os ex-presidentes da federação, Leoni Teresinha Phlippsen, Orency Francisco da Silva, Sônia Maria Rocha e Valfran Miguel dos Anjos; os presidentes Eduardo Araújo (Sindicato dos Bancários), Rodrigo Britto (CUT-DF), Carlos Cordeiro (Contraf/CUT); o secretário de organização da CUT Nacional, Jacy Afonso, e a deputada federal Erika Kokay (PT-DF).
De forma consensual, as manifestações da mesa reconheceram a unidade e a força da Fetec-CUT/CN, que reúne 13 entidades localizadas numa abrangente região: Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Acre, Roraima, DF, Pará e Amapá. Para reforçar esta unidade e em reconhecimento ao trabalho desenvolvido, além dos representantes das entidades que compõem a federação, prestigiaram representantes de diversas entidades sindicais.
Numa fala que exaltou a alegria de fazer parte da construção do sindicalismo brasileiro, a deputada Erika Kokay reconheceu o papel da federação. “A Fetec nasceu movida pela solidariedade de classe, cheia de anseios de liberdade, teimosia, apostando na construção de uma sociedade justa. É preciso ter respeito à Federação, pois aqui existe história. Uma história que não se vende e não se quebra”. A deputada também desejou vida longa à entidade na defesa da categoria bancária. “Sabemos da dor e da delícia de ser um trabalhador brasileiro. O que a vida nos exige é coragem. E coragem a Fetec tem”.
Patrimônio de lutas
À frente da Fetec desde 2011, José Avelino agradeceu ao Sindicato dos Bancários de Brasília por ceder o espaço para realizar o evento e destacou o seu apoio na fundação da Federação. “A Fetec chega aos seus 25 anos cada vez mais forte e unida pelos valores e compromissos forjados por esta diretoria e por todas que nos antecederam. Este é um momento de comemoração, de resgate da nossa história e de retomar a nossa agenda, que tem como próximo compromisso a eleição no Sindicato dos Bancários de Campo Grande”, registrou.
Para o fundador da entidade, Valfran Miguel dos Anjos, reconhecidamente a memória viva da federação, o clima é de festa. “A vida não tem sentido se não for assim. Neste clima, quero fazer uma revoada afetiva ao passado, quando estabelecemos princípios, visões e uma programação que produziu e produz muitos frutos. A história da Federação nasce do sonho dos trabalhadores”. Num outro enfoque, Valfran destacou a dificuldade da situação atual para o sindicalismo. “É um momento bastante delicado, que tem desafiado as organizações. Mas a Fetec, como uma semente de mostarda, cresceu e formou uma árvore frondosa com muitos sonhos. Essa característica faz a diferença, pois alimenta as nossas lutas futuras”, concluiu.
Orenci Francisco da Silva, presidente da Fetec por dois mandatos (de 1993 a 1999), se lembrou dos acontecimentos desde 1983, da força e do compartilhamento entre os companheiros de luta. “Temos que continuar contribuindo, com garra, não só para o crescimento da nossa entidade, mas para que outras lutas e ideais sobrevivam”, destacou.
Também presidente por dois mandatos (de 1999 a 2005), Leoni Teresinha Phlippsen resgatou os momentos difíceis da Fetec desde a realização do primeiro congresso da entidade. “A luta sindical passou por muitas dificuldades, de política a financeira. Isso influenciou bastante no dia a dia da Fetec, nos impedindo de participar mais intensamente dos movimentos dos bancários e sociais”. À geração nova de sindicalista, Leoni deixou um recado. “Meu conselho para quem está começando é que não é preciso seguir todos os passos e exemplos dos mais antigos. Vocês têm muito a contribuir com novas experiências e vivências”.
Sônia Maria Rocha, que também ficou na presidência da instituição por dois mandatos (de 2005 a 2011), disse que é preciso passar adiante esta história, que foi construída com muita disposição. “Matava-se um leão à unha todos os dias. Esta luta não acabou, por isso conclamo a todos, antigos e novos, para continuar a trabalhar e a ajudar a contar novas histórias de construção do nosso país”.
Legado para o futuro
Com tanta história lançada à mesa, o momento foi uma excelente oportunidade para vislumbrar o futuro. O presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Eduardo Araújo, que iniciou no movimento sindical como representante da Fetec na Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, lembrou o papel fundamental que a Federação tem na vida da categoria bancária.
“No dia a dia, afogados pelas demandas, não percebemos o valor da Federação, que tem uma base regional imensa e poucos recursos para atender as demandas pelas quais é responsável. Precisamos resgatar sua importância e história, que é muito bonita. Devemos ter orgulho desta herança e desse patrimônio. É um legado insubstituível, fonte de vida e de inspiração, que deve ser trabalhado para as futuras gerações”, recomendou Araújo.
O presidente da CUT-DF, Rodrigo Britto, falou do fortalecimento dos princípios dos trabalhadores e sindicalistas. “Acredito no nosso ideal. Tenho certeza de que podemos construir uma sociedade cada vez melhor”. Ele também destacou que a Fetec é marcada por sua capacidade de unir. “A Federação é uma luz no fim do túnel para resgatar os princípios da classe trabalhadora”, definiu Britto, que registrou a parceria entre a Fetec e a CUT-DF e homenageou a instituição com uma placa comemorativa.
Em uma alusão à luta contra a ditadura militar, o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, disse que a noite foi de reflexão e de reconhecimento ao empenho de muitas pessoas, o que possibilitou a implantação dos movimentos sindicais e sociais. “A unidade da Federação foi forjada com muito diálogo e com base nos princípios da CUT. A Fetec nasceu com o objetivo de organizar a classe trabalhadora para construir uma sociedade justa, igualitária e fraterna, voltada para a eliminação da injustiça”. Cordeiro registrou, ainda, o trabalho do atual presidente: “A sola do sapato é a marca do Avelino, que tem coragem e ousadia para trabalhar pela construção e manutenção desta unidade. Valeu a pena lutar por vocês e com vocês”.
Ainda destacando a unidade da Fetec, o secretário de Organização da CUT Nacional, Jacy Afonso, disse que a classe sindical precisa ter cuidado e atenção para perceber as mudanças que estão acontecendo e trabalhar para que não haja acomodação diante dos acontecimentos. “Precisamos deixar a zona de conforto e sair para o enfrentamento. Se não for assim, colocaremos em risco nosso contrato coletivo nacional (de trabalho), conquistado a duras penas. Esse Jubileu de Prata é um momento histórico, não só de comemoração, mas um marco para iniciar a construção da história da categoria para os próximos 25 anos”, finalizou.
Fonte: Sindicato dos Bancários de Brasília
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.
Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae; Cras ornare mattis nunc. Mauris venenatis, pede sed aliquet vehicula, lectus tellus pulvinar neque, non cursus sem nisi vel augue.
Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae; Cras ornare mattis nunc. Mauris venenatis, pede sed aliquet vehicula, lectus tellus pulvinar neque, non cursus sem nisi vel augue.
Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae; Cras ornare mattis nunc. Mauris venenatis, pede sed aliquet vehicula, lectus tellus pulvinar neque, non cursus sem nisi vel augue. sed aliquet vehicula, lectus tellus.
Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae; Cras ornare mattis nunc. Mauris venenatis, pede sed aliquet vehicula, lectus tellus pulvinar neque, non cursus sem nisi vel augue. sed aliquet vehicula, lectus tellus pulvinar neque, non cursus sem nisi vel augue. ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae; Cras ornare mattis nunc. Mauris venenatis, pede sed aliquet vehicula, lectus tellus pulvinar neque, non cursus sem nisi vel augue. sed aliquet vehicula, lectus tellus pulvinar neque, non cursus sem nisi vel augue.