Sintraf-Ride


Powerful Content Management and a Simple Extensible Framework.


Bancários do BB definem pauta específica de reivindicações para a Campanha 2016

Os 323 delegados e delegadas do 27º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil aprovaram em plenária final, neste domingo (19), em São Paulo, a pauta de reivindicações específicas do funcionalismo que será negociada com a direção da empresa para a renovação do acordo aditivo à CCT na Campanha Nacional 2016.  

As reivindicações são resultado das discussões dos grupos temáticos, cujos participantes estiveram reunidos durante quase todo o segundo dia do congresso para debater, a partir das deliberações dos congressos estaduais, demandas relacionadas a Cassi, Previ, remuneração, organização do movimento e saúde e condições de trabalho.  

“Os debates foram muito ricos, e a participação dos bancários de Brasília foi muito importante para que trouxéssemos as reivindicações da nossa base para a construção da pauta final”, declarou o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo. 

Remuneração 

Em relação à questão de remuneração, os bancários debateram a unidade da categoria na definição de política de aumento real de salários, com o índice a ser retirado na Conferência Nacional dos Bancários, que ocorrerá de 29 a 31 de julho.  

Entre as demais demandas inclui-se a necessidade de um plano de carreira e remuneração melhor do que já existe hoje no Banco do Brasil, com aumento nas promoções por mérito e com inclusão de escriturários, além de se negociar as questões específicas, que incluem várias funções, desde assistentes, gerentes, supervisores e fiscais até engenheiros e arquitetos.

Nas reivindicações sobre condições de trabalho, os bancários do BB vão lutar por melhorias nos mecanismos de combate ao assédio moral, contra as práticas antissindicais e de descomissionamentos arbitrários, e por respeito à jornada de trabalho. No que se refere às mulheres, será reivindicado que os 15 minutos, fora do período de trabalho, sejam inseridos na jornada e remunerados. Também há demandas relacionadas a atendimento, agências digitais e inovações tecnológicas. 

Cassi

Entre as propostas aprovadas sobre saúde do trabalhador, está a organização de um fórum nacional sobre o tema, a ser realizado um dia antes do congresso dos funcionários. Foi também objeto de discussão que será levado ao banco o grande número de bancários adoecidos e a importância do fortalecimento do modelo assistencial de Estratégia de Saúde da Família (ESF), com a ampliação de cobertura de déficit da Cassi pelo Banco do Brasil.

Os bancários também querem um serviço de prevenção mais completo, sendo uma das demandas melhorar a eficiência do Exame Periódico de Saúde (EPS), além de mais autonomia na estrutura do Sesmt. 

Foi aprovado ainda aumentar o número de ausências permitidas de todos os funcionários e das pessoas com deficiência (PCD). Os bancários destacaram que cadeirantes, ou mesmo funcionários que usam próteses, necessitam de tempo para fazer a manutenção dos equipamentos.

Banco do Brasil e o SFN

O Congresso também discutiu o papel do Banco do Brasil e o Sistema Financeiro Nacional destacando a necessidade do resgate social do banco público, com ênfase na defesa da democracia e das empresas públicas, além da importância do seu papel como fomentador de desenvolvimento.

Previdência

Sobre a Previ, previdência pública e previdência complementar, o funcionalismo aprovou a instalação de uma mesa de negociação com o banco sobre o Economus (Instituto de Seguridade Social da Nossa Caixa); a luta contra o PLP 268 (Fundos de Pensão) e contra a reforma da Previdência em elaboração pelo governo Temer, e por uma previdência pública, solidária e universal,  que garanta aposentadoria integral a todos os trabalhadores.

Paridade de gênero

A plenária também aprovou que, a partir do próximo Congresso, a composição da delegação se dê de forma paritária entre homens e mulheres, garantindo assim a igualdade nas relações de gênero. No encontro deste ano, participaram como delegados 111 mulheres e 212 homens. 

Campanha Nacional Unificada. Não ao golpe e Fora Temer!

Em relação à organização do movimento, os trabalhadores mantiveram o formato de campanha nacional unificada para a garantia e ampliação de direitos da categoria, com a realização de mesa única da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) paralelamente às negociações das cláusulas específicas. Os bancários também aprovaram a reivindicação de que as negociações sejam transmitidas via internet, visando dar ainda mais transparência ao processo.

Entre as bandeiras de luta, os bancários e bancárias do Banco do Brasil definiram que intensificarão as mobilizações contra os projetos de lei 4918 (Estatuto das Estatais) e 268 (Fundos de Pensão), além das cobranças por melhorias nas condições de trabalho, no plano de carreira e remuneração.

Os bancários também vão intensificar a luta contra a política fiscal e a retirada de direitos promovidas por Michel Temer e continuar na luta para reverter o golpe. "Os trabalhadores irão resistir ao golpe político contra os direitos. O Congresso dos Funcionários do Banco do Brasil deu uma mostra da união da classe trabalhadora para resistir ao governo golpista e resgatar a democracia no país", ressaltou o diretor do Sindicato Rafael Zanon.

Também foi destacado o fortalecimento do papel da Comissão de Empresa junto à direção do Banco do Brasil, que soma grandes conquistas no último período.

Moção de luta das mulheres 

A plenária final aprovou ainda moção de repúdio ao assédio sexual sofrido pelas mulheres e contra a cultura machista e do estupro.

Renato Alves com Rede de Comunicação dos Bancários


This is a nested column

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Shop!
This is another nested column

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Contribute!
Books!

A Simple Sidebar

Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae; Cras ornare mattis nunc. Mauris venenatis, pede sed aliquet vehicula, lectus tellus pulvinar neque, non cursus sem nisi vel augue.

Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae; Cras ornare mattis nunc. Mauris venenatis, pede sed aliquet vehicula, lectus tellus pulvinar neque, non cursus sem nisi vel augue.

Incremental leading

Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae; Cras ornare mattis nunc. Mauris venenatis, pede sed aliquet vehicula, lectus tellus pulvinar neque, non cursus sem nisi vel augue. sed aliquet vehicula, lectus tellus.

Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae; Cras ornare mattis nunc. Mauris venenatis, pede sed aliquet vehicula, lectus tellus pulvinar neque, non cursus sem nisi vel augue. sed aliquet vehicula, lectus tellus pulvinar neque, non cursus sem nisi vel augue. ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae; Cras ornare mattis nunc. Mauris venenatis, pede sed aliquet vehicula, lectus tellus pulvinar neque, non cursus sem nisi vel augue. sed aliquet vehicula, lectus tellus pulvinar neque, non cursus sem nisi vel augue.

About Joomla!

This Site