CUTistas se mantêm vigilantes na Câmara para barrar PL 4330
- Detalhes
- Categoria: noticias
- Publicado em Quarta, 02 Outubro 2013 21:33
- Acessos: 3240
Tão logo foram abertos os trabalhos da sessão desta quarta-feira (2) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, a militância CUTista se apresentou, levantando cartazes contra o PL 4330, mesmo não constando da pauta de hoje.
O deputado Ricardo Berzoini (PT/SP) informou que a bancada petista não vai permitir que o projeto de lei seja votado CCJC, onde tramita, nem no Plenário da Câmara. Para Berzoini, o PL é inegociável. "Não há acordo e queremos construir um consenso na Casa, até porque os deputados sabem do efeito eleitoral de aprovar um projeto como esse. Seus nomes serão divulgados associados àqueles que são contra os trabalhadores", advertiu.
Segundo a secretária nacional de Relações do Trabalho da CUT, Graça Costa, é preciso continuar atento a essa questão. "Com a decisão do PT, de reafirmar posição que não vai deixar o PL entrar em votação, nós temos um grande reforço, pois se algum partido ligado ao empresariado quiser levar a matéria a diante, será obstruído. Outros partidos também já se manifestaram contrários, como o PSB, Psol, PCdoB".
Graça acredita que a correlação de forças agora está completamente diferente, ou seja, a favor dos trabalhadores. "Temos informação, inclusive, de que outros partidos já não estão com disposição de pautar essa matéria", acrescentou. "Demos um grande salto de qualidade na nossa luta, envolvendo entidades relacionadas ao direito do trabalho, como diversos ministros do Tribunal Superior do Trabalho, que se posicionaram contra".
O secretário de Relação do Trabalho da CUT Brasília, Denivaldo Alves do Nascimento, lembrou que "não podemos baixar a guarda e manter militância ativa, de olhos abertos. Não vamos ser pegos de surpresa por manobras do patronato", disse.
O PL 4330 ainda poderá ser apreciado em quatro sessões ordinárias na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) antes de ser encaminhado ao Plenário da Câmara.
Leia também:
>>> Bancada do PT na Câmara vai obstruir o projeto da escravidão
>>> Vitória da CUT! Trabalhadores viram o jogo contra o PL 4330
Secretaria de Comunicação da CUT Brasília. Foto: Drielle Santos