- Detalhes
-
Categoria: noticias
-
Publicado em Terça, 08 Outubro 2013 22:33
-
Acessos: 2967
No 20º dia de greve, a categoria dá mostras de obstinação na Ride (Região Integrada de Desenvolvimento Econômico do DF e Entorno). No braço ferro com os patrões, mais de 80% dos bancários continuam firmes em greve nos 17 municípios goianos do Entorno. “Todos nós sabemos que a conquista de aumento real nos salários e nos pisos, mais contratações, fim das metas abusivas e melhores condições de trabalho e segurança depende de nossa determinação contra a intransigência dos banqueiros. Nunca conseguimos nada de mão beijada. Na história, os trabalhadores só arrancaram avanços com muito suor. Estamos imbuídos desse espírito de luta”, garante Clever Bomfim, presidente do Sintraf-Ride.
Ele conclama os trabalhadores a seguirem o trabalho de convencimento de trabalhadores que ainda não aderiram à greve e de esclarecimento da população sobre as reivindicações e os benefícios que a conquista delas proporcionará para a melhorias dos serviços e atendimento bancário. “De um lado, não podemos aceitar as pressões patronais e práticas antissindicais contra os trabalhadores. Não podemos nos deixar intimidar e só a nossa ação coletiva combaterá perseguições e ameaças nos locais de trabalho. Por outro lado, cada apoio que recebemos da população é fundamental para dobrar os patrões. Não estamos sozinhos. Temos a nosso favor a solidariedade dos outros trabalhadores que sabem que os banqueiros lucram assustadoramente nesse país”, completa Clever.
Vigilantes apoiam greve
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes (CNTV divulgou nesta terça-feira (8) uma mensagem de apoio à greve nacional dos bancários. Os vigilantes são importantes parceiros dos bancários nas lutas por segurança, proteção da vida das pessoas e defesa dos direitos da classe trabalhadora.
"Queremos não somente reafirmar o apoio dos vigilantes, através da Confederação Nacional, das Federações, dos Sindicatos e dos vigilantes em cada agência ou posto de atendimento bancário à luta de todos os bancários e de todas as bancárias, mas também conclamar a toda a nossa categoria a expressar de todas as formas este apoio, a colaboração e a ação efetiva para a vitória dos trabalhadores e a derrota da intransigência e da arrogância dos banqueiros", afirma o presidente da CNTV, José Boaventura Santos.
Veja a íntegra da mensagem da CNTV:
VIGILANTES COM OS BANCÁRIOS PARA
DERROTAR A INSTRANSIGENCIA DOS BANQUEIROS
Se vigilantes e bancários são as primeiras vítimas da violência nas agências, do descaso e descompromisso dos patrões de bancos e de empresas de vigilância com a vida; das políticas de demissões dos bancos e dos calotes das empresas de segurança; dos abusos e discriminação, hoje somos mais parceiros na luta e nos compromissos com respeito e dignidade.
Inadmissível que um setor que tem lucros astronômicos, obviamente resultantes da exploração do trabalho de milhares de trabalhadores bancários, vigilantes e outros, seja punido todo dia pela Polícia Federal e pague multas milionárias por não cumprir uma lei de 1983 que manda apenas cuidar da segurança de trabalhadores e usuários.
No 20º dia de greve, queremos não somente reafirmar o apoio dos vigilantes, através da Confederação Nacional, das Federações e Sindicatos e dos vigilantes em cada agência ou posto de atendimento bancário à luta de todos os bancários e de todas as bancárias, mas também conclamar a toda a nossa categoria a expressar de todas as formas este apoio, a colaboração e a ação efetiva para a vitória dos trabalhadores e a derrota da intransigência e da arrogância dos banqueiros.
Brasília, 8 de outubro de 2013.
José Boaventura Santos
Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes (CNTV)