Home Page Beez5

Começa na segunda a eleição para o Conselho de Administração da Caixa

Imprimir
Categoria: noticias
Data de publicação

 

Começa na segunda-feira (11) e vai até dia 18 a votação para escolher o novo representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal, uma conquista dos trabalhadores. O movimento sindical apoia os nomes de Fernando Neiva e Maria Rita Serrano (suplente).

Fernando Neiva é economista com extensão em Agenda das Políticas Públicas: Tendências Contemporâneas e pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégia de Gestão. Atualmente, cursa Direito. Ingressou na Caixa em 1989 e integrou as diretorias do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região a partir de 1996, tendo sido presidente entre 1999 e 2008. Atualmente, é diretor do Departamento Jurídico da entidade. Foi também membro do Conselho Fiscal da APCEF-MG, diretor da Fenae e da CUT Nacional.


É apoiado pela maioria dos sindicatos e associações do país e com histórico de forte atuação em defesa da categoria.

Depois dos protestos e da pressão dos sindicatos, a Caixa retirou parte das restrições para participação dos empregados nas eleições para representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da empresa. O impasse no processo estava sendo provocado pelos critérios discriminatórios estabelecidos pelo banco para as candidaturas. O principal deles excluía mais de 80% do quadro dos empregados, tendo em vista que a empresa exigia do candidato o exercício em cargos gerenciais nos últimos cinco anos. Por conta da pressão dos empregados, a Caixa voltou atrás e retirou do edital e regulamento do processo eleitoral para o Representante dos Empregados no Conselho de Administração os requisitos discriminatórios. 

A participação dos trabalhadores na administração da Caixa é uma conquista histórica e resultado da luta dos empregados. A eleição é regida pelo Regulamento Eleitoral, observadas as regras estabelecidas na Lei nº 12.353 de 28 de dezembro de 2010, na portaria número 026 do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, de 11 de março de 2011, e no Estatuto da Caixa, aprovado pelo Decreto nº 7.973/2013.

O processo eleitoral será realizado por voto direto, facultativo, secreto e por meio eletrônico. Todos os empregados ativos poderão votar.

Entre os dias 11 e 18 de novembro, vote Chapa 130 - Fernando Neiva e Maria Rita Serrano (suplente) - para o Conselho de Administração da Caixa.

 


Fonte: Fenae e Seeb Brasília

Friday the 12th.